15 de julho de 2014

Praia de Copacabana recebeu mais de 1 milhão de pessoas nos jogos da Copa

Mais de 1 milhão de pessoas assistiram aos jogos da Copa do Mundo na Praia de Copacabana, segundo o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, que divulgou hoje (15) um balanço sobre o evento.

A prefeitura do Rio informa que 815 mil pessoas passaram pela Fifa Fan Fest, mas estima um público maior em Copacabana considerando também quem acompanhou as partidas nos telões do lado de fora da festa oficial.

"Instalamos um telão fora da Fan Fest e muita gente acompanhou do lado de fora nos [dias de] jogos do Brasil e na reta final da Copa. Esse número passou de 1 milhão", disse o secretário, que lembrou que as duas pistas da Avenida Atlântica foram fechadas na hora dos jogos do Brasil e na final, quando a praia foi tomada por argentinos que vieram ao país sem ingressos para o Estádio do Maracanã.

Foram rebocados 753 veículos e multados 1.811 na Fifa Fan Fest e nos arredores da Rua Alzira Bandrão, outro ponto tradicional de transmissão dos jogos, conhecido como Alzirão. Mais de 25 mil itens foram apreendidos de ambulantes em atividade irregular e 60 pessoas foram multadas por urinar na rua. O Programa Lixo Zero, que pune quem joga lixo no chão da cidade, rendeu mais 6.234 multas, sendo 1.249 para turistas estrangeiros.

As sete partidas do Maracanã tiveram uma média de público de 74 mil pessoas e somaram 518 mil espectadores. A partida da final foi vista por 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo. "A final foi mostrada para metade da população do planeta", disse o secretário. O número de repórteres credenciados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) chegou a 19 mil, e 3,5 mil se credenciaram no Centro Aberto de Mídia, no Forte de Copacabana.